segunda-feira, 4 de junho de 2012

ICMBio apreende 40 kg de lagosta no Ceará


Fiscais das reservas extrativistas (resex) do Batoque e da Prainha do Canto Verde, unidades de conservação federais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Ceará, apreenderam nesta quinta (31) aproximadamente 40 kg de lagosta e prenderam quatro pescadores. A ação busca garantir o cumprimento do defeso (período de suspensão da pesca) da lagosta.
Além do tamanho das lagostas apreendidas serem abaixo do legalmente permitido, a captura do animal era feita com o uso de compressor, o que também é proibido. Os pescadores estavam sendo ameaçados pela população da comunidade de Prainha do Canto Verde, no município cearense de Beberibe. Apesar do tumulto, os fiscais do ICMBio, com apoio da Companhia de Policiamento Ambiental do Ceará (CPMA), conduziram os pescadores para a Delegacia da Policia Federal, em Fortaleza.
A embarcação, registrada em Icapuí, foi apreendida. A apreensão faz parte da operação de fiscalização SOS Sobrevivência, que ocorre nos litorais das resex do Batoque e da Prainha do Canto Verde com o objetivo de combater a pesca predatória da lagosta, animal de grande valor econômico que vem sendo pescado de forma irregular naquelas áreas especialmente protegidas.

Fonte: icmbio.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário