sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ibama apreende no interior do Ceará 230 animais silvestres



 
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu nesta quinta-feira (5) 230 animais silvestres criados de forma ilegal em cidades no interior do Ceará, de acordo com o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro. As apreensões ocorreram nas cidades de Orós e Icó, e sete pessoas foram autuadas por crimes ambientais.
Segundo Rolfran, os animais eram canários da terra e marrecos, que são caçados para consumo ou venda para outros estados, principalmente Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A criação e caça desses animais são proibidas. A apreensão faz parte da operação "Migratórios II", que investiga a criação ilegal de animais a partir de denúncias anônimas.

O número de animais apreendido nesta quinta-feira é considerado alto para o chefe de fiscalização. Segundo Rolfran Ribeiro, em média, são apreendidos 500 animais por mês. Somente nesta quinta-feira, até às 18h, foram 230 animais. A operação deve continuar ainda nesta quinta-feira, segundo Rolfran.
Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama, em Fortaleza, onde devem permanecer por cerca de 40 dias. Após o período, técnicos do Ibama vão avaliar se devolvem o animal à natureza ou tomarão outros procedimentos.
A criação e caça de animais silvestres é crime ambiental. O infrator paga multa de R$ 500 por animal ou R$ 5 mil por unidade, caso o animal corra risco de extinção. O suspeito pode cumprir pena de seis meses a um ano de reclusão ou de um a três anos de prisão em caso de animais em risco de extinção.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário