sábado, 20 de outubro de 2012

400 poços serão equipados no Piauí ainda em 2012



A seca continua a castigar as famílias camponesas no Piauí, com uma previsão de chuvas abaixo da média para a segunda quinzena de outubro, mesmo assim, abaixo da média, segundo a Semar. Com isto, já são 187 municípios reconhecidos pelo Governo Federal. Segundo a Defesa Civil, procura-se sanar as dificuldades com equipamentos de poços e carros-pipa.
Segundo Jerry Herber, da Defesa Civil, 90 municípios solicitaram o serviço de carro-pipa. Nessas localidades, são cerca de 600 carros responsáveis  por levar água às famílias, que têm sofrido em todas as dimensões, inclusive com perda de plantação e criação de animais.
Outra medida adotada pela Defesa Civil é o equipamento de poços, que até então estavam abandonados. Até novembro estima-se que serão 400 poços equipados que voltarão a fornecer água nas regiões atingidas.
A compreensão, segundo, Jerry Herber, é que a utilização de poços pode ser uma medida mais efetiva, e econômica que os carros-pipa, já que a água que é levada por estes transportes vem de regiões mais distantes.
Objetiva-se que a utilização destes poços possa ir substituindo, aos poucos, os carros-pipa. Até o momento, a população conta com cerca de 260 poços equipados. Segundo Herber, é importante um esforço neste sentido, para tentar resolver o problema de forma mais efetiva, já que carros-pipa são paliativos ao problema, embora necessários, no limite da situação vivenciada pelos agricultores.
Com relação a São Raimundo Nonato, região mais atingida, até o momento o Governo tem prestado uma atenção com 180 caminhões-pipa trabalhando no abastecimento de nove municípios da região. A região abriga uma população de cerca de 76 mil pessoas. Os carros são contratados pelo Exército Brasileiro e pela Secretaria Estadual da Defesa Civil.

Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário