terça-feira, 2 de outubro de 2012

Parque solar com recursos chineses














Quando concluído, novo equipamento será o maior gerador comercial de energia solar da América Latina
Principal parceiro econômico internacional do Ceará, a China segue trazendo novos recursos para o Estado. A bola da vez é a energia solar. Isto porque, no fim da tarde de hoje, no Vale do Jaguaribe, acontece uma audiência pública para o lançamento do Parque Solar de Russas, da Empresa Brasileira de Energia (EBE), cujo principal investidor é a companhia chinesa Astronergy, que vai se responsabilizar por trazer 46 mil painéis solares para o primeiro parque (serão dois), segundo o diretor-geral da EBE, Augusto Rodrigues. Ao todo, o empreendimento demandará um montante que vai variar entre US$ 350 milhões e US$ 400 milhões.

Durante a audiência, será assinada, pelo prefeito da cidade, Raimundinho Cordeiro, e outras autoridades, uma carta de cessão do terreno onde vai ser instalado o primeiro parque. Esta parte, uma área de apenas 50 hectares, será oferecida para a implantação de equipamentos capazes de gerar 10 megawatts. O objetivo é que, nos próximos meses, também seja concedida mais 450 hectares para o levantamento do segundo parque, quando a capacidade total de geração de energia solar será aumentada para 100 megawatts. Com o projeto completo, o empreendimento promete ser o maior gerador de energia comercial da América Latina, superando o localizado em Tauá.

Obras
De acordo com o deputado federal Antônio Balhmann (PSB), que participou das negociações para captar os investimentos da empresa chinesa, as obras devem ser iniciadas no fim do ano, quando a EBE já estiver em posse da licença ambiental a ser emitida pela Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (Semace). A previsão é de que, no meio do ano que vem, a primeira etapa já esteja concluída.

"No primeiro semestre, estive em missão oficial na China e Estados Unidos para fazer contato com investidores e visitar fábricas produtoras de painel solar fotovoltaico. Há um interesse muito grande em investir aqui em Russas, pela excelente média anual de insolação e o fácil acesso oferecido pela BR 116", destacou o Deputado, que também confirmou a participação de uma empresa norte-americana na empreitada, no entanto, afirmou que ainda não pode revelar o nome da mesma.

Empregos
Quando finalizado, o Parque Solar de Russas deverá gerar cerca de 300 empregos especializados, ou seja, vagas voltadas para profissionais com nível superior ou mais. A ideia é de que, daqui alguns anos, esses postos sejam ocupados por graduados oriundos do campus da Universidade Federal do Ceará que será construído na cidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário