sábado, 1 de dezembro de 2012

Chuva em Teresina não caracteriza início do período chuvoso na região

As chuvas que ocorreram em Teresina nos últimos dias aliviaram o calor intenso do B.R.O. BRÓ, mas estão abaixo da média histórica e ainda não caracterizam o início do período chuvoso da região Centro Norte do estado, afirma a meteorologista Sonia Feitosa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Segundo ela, o sistema climático que provocou as chuvas na capital é o mesmo que atua no Sul do Piauí. “A zona de convergência do Atlântico Sul passou muito perto do estado, trazendo bastante umidade. Ela é uma dos principais responsáveis por essas precipitações em Teresina. Quem atua no período chuvoso do Centro Norte e Norte do Piauí é o sistema do Atlântico Norte”, explica.
A meteorologista confirmou que, devido ao aquecimento das águas do Atlântico Norte, a previsão é de chuvas abaixo da média até fevereiro de 2013.

“Esse aquecimento faz com que as águas do Atlântico Norte puxem, para perto do oceano, a zona de convergência que provoca as chuvas em metade do Piauí. Ou seja, há uma tendência dela não migrar tanto para nossa região”, afirma Feitosa.
De acordo com a meteorologista, as chuvas já estão concretizadas no Sul do estado, mas também abaixo da média. “Tem chovido de forma espaçada na região. Cai água em uma município, mas não em outro. Chove um dia e passa uma semana para vir outra precipitação”, disse.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isoladas neste sábado (1º) e domingo (2) em Teresina. A temperatura máxima prevista é de 34° e a mínima é 24°.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário