quinta-feira, 26 de junho de 2014

Advocacia Geral do Estado derruba liminar que limitava atuação da PM em protestos "em MG"


A Advocacia Geral do Estado conseguiu cassar a liminar que restringia a atuação da Polícia Militar durante protestos contra a Copa do Mundo. A informação foi passada pelo secretário de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, na manhã desta quinta-feira, durante entrevista coletiva concedida no Mineirão, e confirmada posteriormente pelo governo.
"Conforme a decisão, proferida pelo presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, 'a gravidade e a contundência da atuação criminosa eventualmente infiltrada nos movimentos populares' justifica a suspensão da liminar, que poderia restringir a atuação das forças de segurança pública do Estado no combate a atos de violência, tumultos ou depredações que possam vir a ocorrer durante manifestações", diz nota divulgada pelo governo.

Em entrevista ao Programa Rádio Vivo, da Itatiaia, o chefe de comunicação organizacional da PM, tenente-coronel Alberto Luiz, comemorou a decisão da Justiça, mas disse que o trabalho de envelopamento seria mantido com ou sem a liminar, com objetivo de manter a segurança de todos, inclusive dos manifestantes. "Julgamos a decisão (de cassar a liminar) a  mais sensata, a mais adequada, mas a Polícia Militar manteria, indiferente disso, o seu trabalho de dar proteção às pessoas”, disse.

Com isso, caso não ocorra nova reviravolta, a PM poderá manter a estratégia de cercar os manifestantes. Com a liminar, expedida nessa quarta-feira pelo juiz Ronaldo Claret de Moraes, integrantes dos movimentos entendiam que a tática adotada pela PM estava proibida.
No próximo sábado, dia da partida entre Brasil e Chile, no Mineirão, um novo protesto está marcado na capital. O desejo dos manifestantes era sair da Praça Sete em direção a Savassi, deslocamento que não foi permitido pela PM nos últimos protestos.

itatiaia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário