quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MPF-PI pede que Polícia Federal faça perícia na água distribuída no Piauí

 


A qualidade da água distribuída aos piauienses está sendo alvo de uma investigação solicitada pelo Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), por meio do procurador regional dos direitos do cidadão Kelston Pinheiro Lages, à Polícia Federal. Foi pedida a abertura de dois inquéritos para apurar a existência de crimes ambientais envolvendo a qualidade da água distribuída à população piauiense e a degradação dos rios Poti e Parnaíba, sendo citada a desenfreada proliferação de aguapés nos rios.
Nos dois inquéritos, o procurador requer a identificação dos responsáveis pelos delitos criminais. O procurador requereu como diligência inicial do inquérito policial a oitiva do então presidente da Agespisa, Raimundo Neto Nogueira. Em relação à qualidade da água, Kelston Lages requereu como diligência inicial a realização de perícia na água distribuída à população piauiense para atestar a sua potabilidade e atendimento aos parâmetros estabelecidos.
No ofício encaminhado ao superintendente da Polícia Federal no Piauí, Nivaldo Farias, o procurador narra que tramita na Procuradoria da República no Piauí inquérito civil público para apurar o estado de degradação ambiental dos rios Poti e Parnaíba e que nele constam dois relatórios, um da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e outro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), revelando sérias agressões aos dois rios.
De acordo com estudo realizado por alunos do curso de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal no Piauí (UFPI), cerca de 70% das amostras de água dos municípios piauienses estariam fora dos padrões de potabilidade exigidos na legislação vigente. Em algumas amostras, foram constatados a existência de contaminação por coliformes fecais e pela bactéria Escherichia Coli, concentração de NO3 e de metais fora dos padrões aceitos e parâmetros de alcalinidade e turbidez e pH em valores abaixo dos estabelecidos.

Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário