sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Palestra discute sustentabilidade


Essa é a palavra que mais está em evidência quando se fala em meio ambiente: SUSTENTABILIDADE.
 
Com o crescimento dos problemas ambientais em todo o mundo, as empresas estão procurando se tornar sustentáveis. Mas, para isso, elas precisam focar seu trabalho em questões sociais, econômicas e ambientais. Esse foi um dos temas abordados na palestra "Sustentabilidade e o Futuro", realizada na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo o palestrante, que também é professor do curso de pós-graduação em Auditoria Ambiental da Unifor, Sérgio Araújo, hoje, as organizações têm que obter lucro, se preocupar com as questões sociais de sua cidade para poder ajudar o próximo, e tudo isso sem esquecer do meio ambiente.

Esse, explicou Araújo, foi um dos temas que foram debatidos durante toda a Rio +20, que aconteceu em junho deste ano. "Para ter uma longa vida, as empresas precisam cumprir essas obrigações, pois, se ela se descuidar um dia e acabar agredindo a natureza, a sociedade que hoje se preocupa muito com isso vai reagir", comentou o professor da Universidade.

Para ele, é muito importante levar essa discussão para dentro do meio acadêmico, pois, assim, os estudantes irão absorver esses conhecimentos e levar para os seus futuros empregos. "Queremos que as instituições tenham funcionários com uma visão completa, assim eles poderão inovar e conseguir reduzir os custos", avalia.

Araújo acrescentou que as pessoas com uma ampla visão dentro das empresas são necessárias para mudar o processo, que tem como objetivo reduzir a matéria prima. Se isso não for alterado, o resultado vai continuar o mesmo.

Monitoramento

O professor destacou que várias organizações cearenses já possuem o ISO 14001, norma que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pois já monitoram o produto desde a sua criação até o seu destino final.

"Isso é importante para que a pessoa possa saber qual o ciclo de vida daquele produto. Dessa forma, será mais fácil trabalhar em busca de que o produto cause o menor impacto ambiental possível", declarou o palestrante.

Além disso, ele também falou que a área da sustentabilidade ainda tem muito a evoluir, mesmo após os grande avanços dos últimos anos. "Há 50 anos, achavam que a produção de alimentos acabaria. Hoje, a população aumentou e os alimentos são produzidos em grande escala. Isso mostra que muita coisa ainda vai mudar", completou.

Fonte: diariodonordeste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário