quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Petrobras busca gás natural entre Altos e Campo Maior




A Petrobras considera que a Bacia do Rio Parnaíba possui a maior reserva  de gás natural do mundo e, a empresa Global, contratada pela estatal do petróleo está fazendo pesquisas na região entre Altos e Campo Maior (82 km de Teresina) com muitas máquinas espalhadas por áreas do entorno da rodovia BR-343.
O prefeito eleito do município de Campo Maior, Paulo Martins (PT),se reuniu com a empresa Global,que está fazendo estudo para a Petrobras para detectar minérios no subsolo, em busca de gás natural.
Os executivos da Global informaram que a Bacia do rio Parnaíba tem o maior potencial de gás natural no mundo.
A Petrobras, através da Global, está fazendo um estudo por toda a rota da BR-343. A empresa está usando oito caminhões vibradores, que acha o minério em uma profundidade de 10 mil metros de , pelo som do minério.
Cada minério tem um som e os técnicos e engenheiros contratados pela Petrobras estão detectando que há gás natural na bacia do Rio Parnaíba e é a maior do mundo.
Paulo Martins afirmou que o município de Campo Maior faz parte da Bacia do Rio Parnaíba.
O estudo que a Global está fazendo abrange vários municípios do Piauí. Neste momento,a empresa está fazendo a pesquisa sobre a reserva de gas natural entre Altos e Campo Maior.
O gerente de Recurso Minerais da Secretaria Estadual de Mineração, Paulo Lages, afirmou que as máquinas pesquisam a existência de minérios pela vibração. Ele declarou que devem ser oferecidos lotes pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para pesquisa e exploração de minérios.
O Governo do Estado informou que estão sendo feitas pequisas pela Petrobras em 21 municípios da região de Floriano, no Sul do Piauí.
“As máquinas de vibração podem identificar pelo som qual o minério existente em até 10 mil metros de profundidade. Cada minério tem um tipo de som, segundo os técnicos da Global, que estão trabalhando com oito máquinas. ''Os técnicos da Global foram em minha casa e colocaram pessoalmente que estavam fazendo os estudos e presentes na rodovia BR-343. Todos estão vendo os estudos que eles estão fazendo”, declarou Paulo Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário