sábado, 24 de novembro de 2012

Praias da área Itaqui-Bacanga também serão monitoradas pela Sema

 


Preocupados com a situação das praias que servem de lazer à população da Itaqui-Bacanga, as lideranças da região se mobilizaram para pedir às autoridades que o mesmo monitoramento que vem sendo feito em 12 pontos distribuídos nas praias da Ponta d´Areia, São Marcos, Calhau, Olho d´Água, do Meio e Araçagi seja feito também nas da Guia, do Boqueirão, do Amor, da Ponta do Bom Fim, do Cajueiro e Prainha. Atendendo à solicitação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) iniciará esse monitoramento a partir de janeiro de 2013.
Segundo o presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (Acip), Josuel Silvestre Silva, o documento pedindo o monitoramento das praias foi protocolado no dia 19. Foram citadas na solicitação à secretaria diversas situações como a falta de tratamento de esgoto em 59 bairros da área Itaqui-Bacanga, o despejo de água de lastro dos navios da zona portuária e outras situações para explicar a preocupação dos moradores em continuar tomando banho nas praias e os impactos da poluição para a pesca artesanal do local.
"As praias da região Itaqui-Bacanga são belas demais, mas vivemos aqui o problema do esgotamento sanitário que desemboca no Rio Bacanga. Em março, o procurador da República determinou, por meio de uma Ação Civil Pública, que fosse feito um monitoramento nas praias de São Luís, mas para nossa surpresa as do Itaqui-Bacanga foram deixadas de lado. Ir à praia é uma das poucas atividades de lazer que temos nessa região e estamos expostos aos riscos da poluição”, afirmou Josuel Silvestre Silva.
Monitoramento
De acordo com o superintendente de Planejamento e Monitoramento da Sema, Hugo Rocha, será feito um levantamento no início de dezembro na região para identificar em que pontos serão coletadas as amostras para análise. A intenção é que a Praia da Guia seja a primeira a ter os índices de balneabilidade analisados, mas as outras praias que também atraem muitos frequentadores passarão pelo monitoramento.
"O laboratório de análises das coletas estava passando por um processo de estruturação que deve ser concluído nos próximos 30 dias. Então, teremos condições de atender à solicitação das comunidades da área Itaqui-Bacanga. A previsão é que no início de 2013 sejam feitas as primeiras análises na Praia da Guia. A Secretaria de Saúde Estadual continuará com o monitoramento entre a Ponta d´Areia e Araçagi, e a Sema ficará responsável pela região Itaqui-Bacanga", explicou o superintendente Hugo Rocha.
Mais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) vem informando semanalmente as condições de balneabilidade das praias de parte da Região Metropolitana de São Luís, resultante dos laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), no site do órgão. De acordo com o último laudo de monitoramento realizado no período de 21 de outubro a 19 deste mês, estão liberados para banho: dois pontos nas praias da Ponta d´Areia, Calhau e Olho d´Água, três da de São Marcos, um da Praia do Meio e outro da Praia do Araçagi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário