quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Reserva Biológica do Gurupi





Criada em 1988, com 272.379 hectares, a REBIO do Gurupi é a única unidade de conservação desta categoria em área amazônica a leste do Rio Xingu, tendo fundamental importância na conservação ambiental do estado do Maranhão, por estar entre os domínios da Amazônia, Cerrado e Caatinga. Localiza-se na divisa dos municípios de Centro Novo do Maranhão e Bom Jardim (MA) e abriga várias espécies de animais endêmicos – encontrados apenas na região - e ameaçados de extinção.

Além do cairara-ka’apor (Cebus kaapori) e o cuxiú-preto (Chiropotes satanas), a região da REBIO e reservas indígenas adjacentes abriga animais como a ararajuba (Guarouba guarouba), a onça-pintada (Panthera onca), o gato maracajá-peludo (Leopardus wiedii), o cachorro-do-mato (Speothos venaticus). Encontram-se nessas áreas também os últimos exemplares de ariranhas (Pteronura brasiliensis) existentes no Maranhão.

Em relação à flora, observa-se uma grande diversidade de espécies vegetais, dentre as quais destacam-se a copaíba, a maçaranduba, o jatobá, o ipê e o estopeiro.

A extração ilegal de madeira, criação de gado, plantações de milho e arroz são algumas das atividades que, ao longo dos anos, causaram a devastação de pelo menos 60 mil hectares da Reserva.

Fonte: Conservação

Nenhum comentário:

Postar um comentário